A Agência EVEF foi fundada há 20 anos por um descendente de italianos (Everton Ferretti) que é designer gráfico e sempre foi influenciado pelo estilo dos desenhos italianos. Os desenhos mais famosos do mundo são italianos. Podemos citar os antigos projetos de construção de Roma ainda na época de Cristo, como o Coliseu, bem como os desenhos renascentistas de Leonardo Da Vinci e os modernos projetos de automóveis das fabricantes italianas, como a Ferrari, a Lamborghini e a Maserati. Também não podemos esquecer os desenhos das grifes de roupas que revolucionaram a moda nos últimos 100 anos, como a Gucci, Prada, Giorgio Armani e Benetton.
Nessa página, exibimos uma série de logotipos de empresas italianas que foram desenhadas por diferentes estúdios de design gráfico ao longo das últimas décadas. Alguns logotipos continuam inalterados a quase um século, e outros passaram por uma recente atualização do desenho.
Vamos iniciar nossa exposição de modelos de logotipos italianos pela famosa marca de barcos e iates Ferretti:
Apesar de ter o mesmo sobrenome do designer fundador da Agência EVEF, não existe ligação entre o designer e a empresa de iates. A empresa Ferretti Yachts é um conglomerado de empresas italianas do ramo de fabricação de iates. Foi fundada em 1968 e já ganhou diversos prêmios internacionais pela fabricação de iates de alta tecnologia e luxo a bordo.
Abaixo uma imagem de um anúncio da marca Ferretti:
Destaque a imagem da sua empresa com um logotipo único e profissional!
Com mais de 25 anos de experiência em design gráfico, nós criamos logotipos que destacam sua empresa no mercado. Solicite seu orçamento agora e receba sugestões personalizadas que refletem a essência do seu negócio.
Orçamento sem compromisso pelo WhatsApp (11) 9958-12346
Abaixo está o Logotipo da Ordem dos Advogados de Roma (capital da Itália) com sede na famosa Piazza Cavour. Observe o estilo do logo, que pode ser interpretado como uma antiga coluna romana:
Abaixo temos outro logotipo de associação de profissionais, nesse caso dos Chefes de Cozinha na Itália:
Abaixo a logomarca da empresa produtora de embalagens Packly, que divulga em seu site ser orgulhosamente italiana:
Abaixo um exemplo de empresa de engenharia civil e elétrica, a Sunering. Ela tem a missão de otimizar os processos de construção, instalação e uso de energia nos edifícios comerciais e indústrias:
Logotipo da Exposição Nacional de Móveis Italianos
A Plaber é uma distribuidora de artigos esportivos e acessórios:
A Linkem, provedora de acesso à internet banda larga, apresenta seu novo logoitpo:
A linkem também é uma operadora de TV por assinatura, e também oferece serviços e soluções de telecomunicação para clientes corporativos. Abaixo um "print" do website da Linkem:
Logotipo criado para a Ordem dos Advogados de Foggia, que possui a certificação ISO 9001 e fica na região italiana da Puglia:
Logotipo da rede de supermercados italianos Deco
Logotipo da Amel, uma empresa italiana que fornece soluções tecnológicas para laboratórios e indústrias químicas:
A Pezzaioli é uma indústria italiana de carrocerias para caminhões e carretas e apresenta seu novo logotipo:
A Tim, operadora de telefonia celular que atua no Brasil e na Itália, recentemente atualizou o desenho do seu antigo logotipo. O antigo símbolo em forma de cordilheira (as 3 montanhas em vermelho) existia no logo desde o início das operações e era um símbolo corporativo bom e abstrato para ser aceitável. Mas como uma marca para o consumidor final, ele ficou limitado e não conseguia exibir a mensagem dos serviços de TV móvel, on demand e via cabo. O novo logotipo está na direção certa. É agradável, tem um ritmo simples, e suas três listas horizontais e três letras trazem o equilíbrio ao desenho. Compare abaixo os desenhos do antigo e novo logotipo:
Ferrari, a marca que dispensa apresentações. Já abordamos ela em diversos outros artigos aqui no site, e desde 1970 ela sempre foi uma das 3 marcas italianas mais reconhecidas no mundo.
Enzo Ferrari contou a história do logotipo com o cavalo empinado apenas uma vez. O cavalo original foi pintado na fuselagem do avião de combate de Francesco Baracca, um piloto heróico da Primeira Guerra Mundial que nunca foi atingido em batalhas aéreas. Em 1923, Enzo conheceu Enrico Baracca, pai do herói, e sua mãe, condessa Paulina, que disse: "Ferrari, coloque o cavalo empinado do meu filho em seu carro. Ele vai lhe trazer boa sorte." O cavalo era e ainda é preto. Ele é aplicado sobre um fundo amarelo canário por essa ser a cor da cidade de Modena.
A cidade de Padova possui uma Ordem dos Advogados com a identidade visual abaixo:
Já a cidade de Milão exibe um logotipo mais elaborado, com um antigo escudo e uma fonte de letra serifada clássica:
Logotipo da Associação Nacional de Administradores de Imóveis e Condomínios da Itália:
A marca de cosméticos Deborah (de Milão) é uma das mais conhecidas na Europa, oferecendo aos seus clientes produtos de alto padrão de qualidade:
Conheça a identidade visual da Firema Engenharia e Transportes, que é uma empresa de engenharia italiana que opera na concepção, construção e reparação de equipamentos ferroviários. Observe que o desenho ilustra um trem de alta velocidade, com as cores da bandeira italiana:
A Maserati é uma fabricante italiana de carros esportivos de última geração, e seu logotipo é reconhecido mundialmente com o tridente de Netuno:
Agora outro logotipo de carros esportivos italianos, a Lamborghini:
O touro da marca Lamborgini reflete o signo "Taurus" do fundador da empresa, Ferruccio Lamborghini, que copiou de propósito o escudo da Ferrari para irritar Enzo Ferrari. Os dois primeiros modelos Lamborghini receberam nomes de códigos alfanuméricos, o 350GT e seu sucessor, o 400GT. Depois disso, todos os modelos posteriores foram homenagens a lendários touros espanhóis, como os ferozes touros Miura da Andaluzia, e o touro Murciélago que sobreviveu a 28 golpes de espada em uma tourada 1879. Outro exemplo é o touro Islero que matou o lendário toureiro Manolete.
Logotipos da moda italiana
Abaixo alguns desenhos de logotipos de marcas da moda italiana:
A marca Prada decidiu utilizar apenas o seu nome na sua identidade visual, mas o logotipo com a marca Prada circulado por uma corda tem uma história mais profunda. O design clássico da corda que contorna o nome vem de quando a Prada foi escolhida como a fornecedora oficial para a marca italiano Casa Real em 1919, permitindo-lhes utilizar brasão (escudo) da Casa, que incluía um desenho com uma corda naquela época. A associação entre as duas marcas é a origem da corda.
O logotipo da marca Gucci representa as iniciais do fundador, Guccio Gucci, e foi criado por seu filho, Aldo, em 1933. Embora semelhante ao logotipo Chanel (duas letras "C" entrelaçadas), nunca houve qualquer litígio ou processo sobre suas semelhanças.
A história do jeans com a logomarca Diesel começou na Itália em 1955, com o nascimento de Renzo Rosso, futuro establisher da marca, o homem que uma vez disse: "Nós não vendemos roupas, vendemos estilo de vida." Jovem Rosso acabou por ser um menino de empreendedor e na idade de 10 anos ele já estabeleceu seus próprios negócios vendendo coelhos. Com 15 anos ele começou a estudar moda na primeira escola de moda italiana e com 20 anos começou a desenhar roupas em uma pequena empresa têxtil chamado Moltex. Juntamente com o proprietário do Moltex, Adriano Goldschmied, em 1978 Rosso criada a nova empresa - Grupo Genius, o berço de muitas marcas bem-sucedidas: Katherine Hamnett, Martin Guy, Goldie, Ten Big Boys e Diesel. O nome "Diesel" foi escolhido como um símbolo de vanguarda da crise do petróleo dos anos 70 e como uma palavra internacional que poderia trazer marca de jeans sucesso mundial. O logotipo tem um fundo vermelho numa ligação indireta com o nome do fundador Rosso, que é vermelho em italiano.
O logotipo Giorgio Armani segue uma abordagem de design altamente simplista e elegante. É constituída por um "G" arredondado de completar um "A" carta curva, dando-lhe um novo estilo muito refinado e elegante. Os Jeans Armani também tem um logotipo tipográfico simples, que é composta de uma combinação inteligente de "A" e as letras "J".
O logotipo quase sempre é exibido em preto e branco.
Tradicionalmente pensamos na cabeça da Medusa como algo desagradável, inclusive nos filmes ela transforma as pessoas em pedra só de ser vista por elas. Segundo a mitologia grega, a sua transformação em uma besta foi realizada por Athena, a filha de Zeus. E essa transformação realizada por Athena é que estava no centro das intenções de Gianni Versace, quando ele criou o logotipo em 1978. A Cabeça da Medusa usada por Versace tornou-se um ícone de autoridade da marca. Essa autoridade traz junto atratividade e fascínio fatal - três atributos básicos da Medusa que se associaram com a marca Versace. Quando perguntado sobre esse logotipo, Gianni Versace afirmou que ele "escolheu a cabeça de Medusa porque era apaixonado por ela e não conseguiria fugir dela".
Destaque a imagem da sua empresa com um logotipo único e profissional!
Com mais de 25 anos de experiência em design gráfico, nós criamos logotipos que destacam sua empresa no mercado. Solicite seu orçamento agora e receba sugestões personalizadas que refletem a essência do seu negócio.
Orçamento sem compromisso pelo WhatsApp (11) 9958-12346
Logotipos italianos da indústria alimentícia:
A famosa e tradicional fábrica de doce italiana nasceu de um sonho do confeiteiro Pietro Ferrero em produzir chocolates de alta qualidade para ocasiões especiais e doces caseiros deliciosos em uma época de grandes dificuldades econômicas, logo após o final de Segunda Guerra Mundial. Iniciou as operações em 1946 na cidade de Alba (norte da Itália), distribuindo seus produtos em pequenas lojas locais. Entre os primeiros produtos da FERRERO, e talvez o de maior importância para o sucesso inicial da empresa, era uma pasta composta por cacau e avelãs, ideal para ser passada no pão durante o café da manhã, fornecendo sabor e energia para começar bem o dia, que somente anos mais tarde, em 1964, mudaria o seu nome para Nutella (derivado da palavra inglesa NUT, que significa nozes, e do italiano nociolli, avelã).
O logotipo Ferrero Rocher passou por algumas pequenas alterações ao longo dos anos. Apesar de manter praticamente a mesma tipografia de letra, o logotipo ganhou ares mais modernos e um tom de dourado. O bombom Ferrero Rocher também experimentou mudanças nos últimos anos, foi evoluindo, ganhou uma nova tipografia de letra e a imagem do bombom com uma avelã.
A cor da bandeira italiana possui um vermelho vivo, por isso a cor vermelha predomina no logotipo do Nutella.
A Galbani distribui queijos de diversos tipos na Europa, e o seu logotipo reflete as cores da bandeira da Itália. Na base do desenho está um campo agrícola, pois a marca quer passar a imagem de produtos fresquinhos da roça.
A BARILLA foi fundada em 1877 na cidade de Parma, localizada ao norte Itália, por Pietro Barilla, como uma modesta loja que vendia e fabricava artesanalmente pães e massas. Inicialmente eram produzidos cerca de 50 quilos de massa por dia. Quase 140 anos depois, a logmarca da Barilla pode ser encontrada em quase todos os hipermercados do mundo. Seu logotipo passou por muitas atualizações nas últimas décadas, e atualmente ele pode ser encontrado nas cores azul com fundo branco ou branco com fundo vermelho.
A cerveja Peroni tem origem em 1846 em Vigevano, Itália. Seu logotipo é visto com frequência nas propagandas do campeonato italiano de futebol.
PARMALAT é um nome que contém a cidade natal na Itália (Parma) e a palavra leite (latte, em italiano). Foi fundada em 1961, e desde então já teve sua logomarca alterada algumas vezes. Em 2005 veio a última atualização, com o novo logotipo contendo pétalas coloridas semelhantes a gotas de leite.
A água mineral San Pellegrino é como o champanhe das águas minerais e é conhecida em todo o mundo como símbolo italiano. Sua marca evoca sofisticação, e é reconhecida por sua íntima relação com a gastronomia.
O logotipo experimentou mudanças nos últimos anos. Foi mantida a tradicional estrela vermelha, o tipo de letra foi mudado e o nome da marca foi abreviado para S.PELLEGRINO.
O design do logotipo Kinder copia o mesmo conceito do logotipo Nutella.
As balinhas TiTac possuem 95% de açúcar e também são produzidas pela italiana Ferrero. A cor verde e o formato de folha ao fundo do logotipo tem como objetivo lembrar a refrescância do produto, que originalmente só existia no sabor menta.
A empresa foi fundada em 1956 na Itália. Em 2010, a empresa passou por um período de reestruturação, e o resultado foi muito positivo, pois em 2012 a empresa recebeu um prêmio internacional pelo sabor, pureza e qualidade da água. Seu logotipo exibe uma fonte e um pássaro, para ilustrar a origem pura da fonte de água.
Logomarca do Restaurante Sapori Divini, de Roma
Logomarca de rede de restaurantes italianos e cafeterias SirioGrill, que opera em aeroportos, rodoviárias, hospitais e centros comerciais.
Logotipo da Cantina Italiana Orteria
Logotipo de Restaurante, Adega e Distribuidora de alimentos e bebidas na Itália
Logotipo do restaurante L'andana Degli Anelli, em Livorno, Itália
Logotipo de Pizzaria na Itália