A criação dos desenhos e modelos de garrafas, embalagens e rótulos é uma área do design gráfico conhecido comercialmente como packaging. No mercado de bebidas não alcoólicas, que engloba refrigerantes, água mineral, chás e sucos, a apresentação de um rótulo é crucial para o sucesso na prateleira do supermercado. Diante tantas opções de bebidas, o rótulo bem desenhado é uma ferramenta de diferenciação muito eficaz.
E é lá, na prateleira, onde todos os esforços de marketing convergem, é lá que a estratégia de preços, distribuição, campanhas de marketing e todo o esforço para entregar um produto de qualidade são colocados à prova.
Os produtos têm seus ciclos de vida, assim como as embalagens também o possuem. Por isso, o projetista / desenhista / designer gráfico deve levar em conta vários aspectos no projeto da criação de um rótulo para bebidas:
- fonte de texto
- sinergia entre as mídias
- preservação
- expedição
- exibição
- compra
Devido a importância do packaging, vários concursos de rótulos e garrafas de bebidas são realizados anualmente por diferentes entidades e associações de agências de publicidade, com o intuito de estimular a criatividade e acompanhar as novas tendências de design gráfico.
Vamos acompanhar abaixo os desenhos de rótulos criados por diversas agências e estúdios de design nos Estados Unidos, Europa e Ásia:
Embalagem para Coca Cola
A campanha Coca-Cola verão 2013 inspirou as famílias a se engajarem em atividades ao ar livre e apresentou seis desenhos de latas diferentes. A embalagem foi transformada em representações gráficas das atividades esportivas do verão - um surfista surfando uma onda, uma aventura de rafting, uma viagem em família, uma montanha-russa e um jogador de baseball jogando uma bola. Os motivos foram apresentados em embalagens, displays nas lojas e prêmios de verão, como camisetas, toalhas de praia e guarda-sol. O design da embalagem também apareceu em embalagens de lata, garrafas de 2 litros, garrafas de 1,25 litro e outras mídias.
Embalagem de garrafa em formato de torre
Beyoglu é um dos bairros históricos de Istambul e bem conhecido por seus icônicos bondes vermelhos e pela Torre Galata, construída no século XIV. A Beyoglu Soda, um sabor e aroma reminiscente do passado, precisava de uma embalagem que reunisse os dois símbolos deste bairro histórico e o representasse para os jovens consumidores. Com este público-alvo em mente, a garrafa de refrigerante Beyoglu foi projetada na forma da Torre Galata. O contorno da garrafa é adequado para a produção de garrafas e enchimento com gás. Um bonde vermelho como parte do logotipo é impresso no rótulo, e a tampa dourada homenageia seu legado histórico.
Nova rotulagem de refrigerante austríaco
Para o 60º aniversário da marca, a Almdudler lançou três novos sabores orgânicos no mercado em 2017, com o objetivo de se estabelecer no segmento gastronômico de alto padrão. Com um posicionamento claro dos produtos e uma diferenciação visual distinta, a naturalidade e o artesanato tornaram-se o foco do design da etiqueta. O casal vestido em trajes tradicionais é retratado em um desenho de linha. O aspecto artesanal é ainda suportado pelos contornos característicos da garrafa e pela estrutura de superfície apetecível.
Rotulagem das latas de chá Kayatea
A Kayatea é uma empresa familiar com sede em Casablanca, que criou uma variedade de chás gelados marroquinos para o mercado internacional. Uma identidade abrangente foi desenvolvida para a linha de produtos, que compreende quatro sabores de chá gelado (hortelã, cereja, limão e nectarina). Cada sabor tem sua própria personalidade distinta, que se reflete no padrão característico das latas de bebidas. O design segue o esquema de cores da respectiva fruta ou hortelã, combinando-os em certos casos com cores e padrões típicos marroquinos. O logotipo da marca também vem em uma variedade correspondente de cores.
Nova Pepsi Pretige
Com a introdução da elegante garrafa de alumínio Pepsi Prestige, a experiência da Pepsi é reforçada em toda a gama, incluindo Pepsi, Pepsi MAX e Diet Pepsi. Sua forma reflete o legado da Pepsi, inspirando-se em designs clássicos de vidro anteriores em sua forma mais reconhecível e simplificada. O acabamento liso em alumínio é frio ao toque, comunicando a refrescância do produto no interior. Padrões gráficos sutis e cores vibrantes capturam o olho e diferenciam entre as variantes. A forma limpa permite que incontáveis designs sejam incorporados em versões futuras da garrafa Prestige.
Embalagem com bebidas para presente BEMBEL
De acordo com um conceito de produto surpreendente, esta caixa de presente contém latas de bebida com "Apfelwein" (cidra seca alemã) em quatro sabores em um design moderno. O design de embalagem atraente se destaca claramente nesse segmento de mercado tradicional e mais conservador e é voltado para um público-alvo jovem. O chamado “pacote de cuidados” é feito de papelão preto forte e de alta qualidade. A embalagem externa e o conteúdo formam uma unidade harmoniosa, com contrastes de cores efetivamente usados. Tudo somado, a caixa de presente incorpora claramente a identidade da marca.
Lata de energético promocional na Alemanha
O design desta lata de bebida energética World Cup Special Edition 2014 ressalta o caráter premium da bebida, que foi desenvolvido na Alemanha. Coincidindo com a Copa do Mundo da FIFA no Brasil, os 15 pontos característicos do seu logotipo são apresentados nas cores alemãs de preto, vermelho e dourado. Além da versão alemã, foram produzidas edições especiais nas cores nacionais de outros nove países europeus que participaram da Copa do Mundo, permitindo que os torcedores dessas seleções demonstrassem seu apoio ao país de origem.
Garrafas de suco Sunkist
O design do Sunkist Fresh Juice Box apresenta ilustrações coloridas e decorativas de frutas frescas, em contraste com as imagens realistas predominantes no mercado de sucos existente. O novo design do rótulo visa se destacar da concorrência, ao mesmo tempo em que apresenta uma imagem amigável aos consumidores. As ilustrações distintas enfatizam a cor da fruta a partir da qual cada suco é feito e, assim, instantaneamente chama a atenção dos clientes. Os contornos da garrafa PET permitem uma aderência confortável ao beber ou derramar suco. Além disso, o logotipo é gravado no terço superior da garrafa, o que também facilita a aderência.
Garrafa personalizada de agua mineral
A embalagem de bebidas excepcionalmente leve e plana da HoAlive Water tem uma superfície de garrafa em relevo que sugere montanhas e vales da área de onde a água é extraída. As garrafas são facilmente transportadas nos bolsos das calças traseiras graças à sua forma retangular, mas também levemente curva. Ao mesmo tempo, dadas as bordas laterais planas, elas são fáceis de segurar, especialmente para crianças. Finalmente, quando colocadas de volta para trás, as garrafas permitem um armazenamento eficiente e que economiza espaço e isso, ao mesmo tempo, implica um benefício para o manuseio e a distribuição.
Caixa de suco Tetra Pack
Ridna Marka é uma nova linha de suco ucraniano que compreende quatro sabores básicos: tomate, maçã, maçã verde e laranja. A inspiração para o design da embalagem, assim como para a marca, cujo origem do nome fantasia é a tradução de “marca nativa” em língua ucraniana, foi tirada do estilo de design de embalagem soviético das décadas de 1960 e 1970. A idéia era recriar essa aparência de embalagem de supermercado da URSS e, assim, evocar uma sensação de nostalgia infantil entre as gerações mais velhas, mas ao mesmo tempo evitar qualquer referência ao componente ideológico daqueles tempos. Em vez disso, o design retrô escolhido significa qualidade e bom gosto.
Latas do refrigerante 7up
Para construir sua rica história de expressão artística, a 7up lançou uma série especial de embalagens com momentos icônicos no passado da marca de refrigerantes. Essas embalagens abrangem seis décadas de herança da marca, ilustrando seu caráter espirituoso e naturalmente confiante. Por um lado, esses projetos parecem provar que a bebida sempre fez parte da cultura pop e à frente de seu tempo; Por outro lado, o look vintage desperta sentimentos de nostalgia entre os clientes, incluindo uma reunião com o popular personagem de desenho animado Fido Dido.
Embalagem e rótulo de água mineral Kirin
A Água Mineral Natural Kirin é um produto de água engarrafada vendido apenas através de um site de comércio eletrônico. Como a água é entregue, os clientes não precisam carregar caixas de água. Trinta garrafas de 310 ml com seis desenhos diferentes são sorteadas em uma caixa. Para se misturar com vários tipos de interiores, as garrafas com uma impressão azul mostram desenhos de água na natureza. Apenas um lado da garrafa exibe o nome do produto impresso em uma fonte pequena, para que os padrões na parte de trás sejam vistos através da refração da água mineral. Os padrões parecem diferentes dependendo do ângulo e do movimento da água.
Embalagem exclusiva para água mineral na Suécia
Ramlösa é uma água mineral natural da Suécia, que é predominantemente procurada em restaurantes finos. O objetivo era criar uma garrafa PET premium para substituir a antiga garrafa de vidro. As linhas discretas desta nova garrafa são modeladas com o corte de alta qualidade de cristais antigos, traduzindo assim a estética antiquada em design de produto contemporâneo. A etiqueta no gargalo, disponível em três versões diferentes, indica o nível de carbonação e apresenta os elementos de marca bem conhecidos em uma forma revisada.
Embalagem de água mineral com design diferenciado
A origem do nome fantasia da marca "Seryab" é derivada da palavra russa para "Prata" e foi selecionada para enfatizar a pureza da água. A estrutura de superfície impressionante desta garrafa PET cria um design de produto que chama a atenção. Os recortes multifacetados permitem reflexos de luz que lembram uma garrafa de cristal. A decisão de não usar um rótulo deixa o conteúdo em questão, despertando assim interesse no consumidor. A marca da palavra é proeminentemente colocada na tampa e na frente da garrafa, enquanto o verso apresenta provérbios.
Mini garrafas de suco
Minute Maid premium mini garrafas são moldadas para entregar um aperto confortável, mantendo a garrafa e projetado para se assemelhar a fruta real para uma experiência de bebida fresca e suculenta. A cor do suco de fruta é exposta no centro da garrafa, garantindo aos consumidores a qualidade do conteúdo interno. Para diferenciá-lo de outros produtos no mercado de sucos, este design de embalagem comunica a imagem saudável e fresca da marca. A impressão brilhante e colorida na garrafa, que é interrompida de forma inovadora, transmite a impressão de descascar uma fruta.
Embalagem de bebida com leite em lata O 'Latte
Tendo como alvo jovens consumidores na adolescência, O 'Latte combina uma textura suave, leitosa e semelhante a latte com uma variedade de frutas picantes, sem acrescentar nenhum conservante. Para enfatizar os benefícios do cálcio do leite para os consumidores, a embalagem mostra a vaca O 'Latte. O mascote vem em variações, dependendo do sabor da bebida: em uma garrafa, por exemplo, é representado como abraçando a fruta, em outra, como se estivesse correndo com a fruta nas costas. Estas pequenas mudanças em detalhe visam entreter os jovens consumidores. O logotipo incorpora a textura suave e leitosa da bebida.