A criação dos desenhos dos rótulos para as garrafas de vinho é uma área do design gráfico conhecido como packaging. Na vinicultura, a apresentação de um rótulo de vinho é crucial para o sucesso na prateleira da adega do supermercado. Diante tantas opções de marcas de vinho, o rótulo bem desenhado é uma ferramenta de diferenciação muito eficaz.
E é lá, na prateleira, onde todos os esforços de marketing convergem, é lá que a estratégia de preços, distribuição, campanhas de marketing e todo o esforço para entregar um vinho de qualidade superior são colocados à prova.
Os produtos têm seus ciclos de vida, assim como as embalagens também o possuem. Por isso, o projetista / desenhista / designer gráfico deve levar em conta vários aspectos no projeto da criação de um rótulo para vinho:
- fonte de texto
- sinergia entre as mídias
- preservação
- expedição
- exibição
- compra
Devido a importância do packaging, vários concursos de rótulos de vinhos e vinícolas são realizados anualmente por diferentes entidades e associações de agências de publicidade, com o intuito de estimular a criatividade e acompanhar as novas tendências de design gráfico.
Vamos acompanhar abaixo os desenhos de rótulos criados por diversas agências e estúdios de design nos Estados Unidos, Europa e Ásia:
Rotulagem para garrafas de vinho na virada de ano
O conceito de design dos vinhos “Hi, 2017” consiste em uma série de rótulos de vinhos baseados no tema de boas-vindas no ano novo de 2016 para 2017. Um estilo de ilustração esboçado caracteriza o design da etiqueta. As ilustrações, usando técnicas variadas de expressão, são auto-retratos de membros da empresa. Cada visual chave das etiquetas simboliza suas esperanças pessoais para o ano de 2017. O resultado é uma imagem geral multivariante, que motiva os clientes a comprar várias garrafas de vinho. Graças ao contraste de cores fortes, os produtos se destacam efetivamente da concorrência.
Novo rótulo para vinho alemão
A vinícola Reichsrat von Buhl, na região vinícola alemã Pfalz, é uma empresa orgânica certificada que é de propriedade familiar há mais de 150 anos. Estes produtores da viticultura sustentável criam vinhos particularmente secos com um teor máximo de açúcar residual entre 0 e 4 gramas. Para destacar esse estilo único, o design do rótulo contém imagens originais. Inspirado pela expressão "osso seco", um crânio foi integrado no rótulo. Isto é executado de uma forma atraente, tendo videiras, folhas de videira e uvas moldam os contornos do crânio. Combinando cada variedade de uva, o rótulo foi projetado em duas versões diferentes de cor e motivo que mostram os diferentes sabores de cada variedade de uva.
Diferentes rótulos para diferentes safras
Os rótulos das garrafas de vinho da série Piquentum St. Vital 2012/2013/2014 foram projetados para destacar a importância de compreender a natureza. Cada um é diferente, mas juntos eles transmitem como diferentes condições climáticas anuais criam gostos característicos de vinho. A ideia conceitual por trás do design é visualizar o clima de cada ano de safra de uma forma simples: círculos, como símbolos padrão de chuva meteorológica, mostram a quantidade de chuva em cada mês do ano. Isso resulta em rótulos esteticamente perfurados, que permitem aos consumidores comparar facilmente os diferentes anos de safra.
Rótulos dos vinhos Strehn
A vinícola Strehn é uma empresa familiar na região central de Burgenland, na Áustria, cujas vinhas crescem em uma ampla variedade de solos. Além de solos argilosos pesados, loess, cascalho e calcário, também os solos de giz caracterizam a região. O design da etiqueta se destaca devido à sua gama de visuais chave. Os três motivos animais lembram fósseis pré-históricos do período cretáceo e criam uma imagem tridimensional e misteriosa. O design de embalagem distinto é complementado por uma fonte chamada Piroska, que foi desenvolvida especialmente para o rótulo.
Zeropuro
A marca Zeropuro é uma linha de vinhos orgânicos sem adição de sulfitos. O objetivo do rótulo é realçar o caráter natural do produto com originalidade e permitir a fácil remoção do frasco para reciclagem. A forma da etiqueta é projetada para ser anexada à garrafa usando cola em um único ponto, para que possa ser descartada separadamente. Para comprovar seu compromisso com os padrões de fabricação ecologicamente corretos, utiliza-se um papel de pedra resistente à água, reciclável e macio. É obtido a partir de uma mistura de pó de pedra e resinas não tóxicas, que é fotodegradável durante um período de 14 a 18 meses.
Rotulagem CAIAFFA – Minimal
O notável design dos rótulos para marca de vinhos Caiaffa reflete a originalidade da gama de vinhos e seus valores de produção orgânica. Usando um design minimalista, o rótulo representa um vinho que é fresco e inovador. Para entrar nos mercados nacional e internacional, o selo é projetado para atrair novos consumidores. As técnicas utilizadas na produção e impressão do rótulo multi-peça são o estado da arte em sua precisão e execução. O arranjo geométrico das etiquetas finas varia, tornando os três tipos de vinho mais fáceis de distinguir.
Rotulagem da vinícola
A estratégia da identificação visual dos vinhos da vinícola Vineyard Winehunters é baseada na caça e pesca. Analogamente ao tema da caça, um alvo tornou-se o elemento-chave do design da embalagem. Os nomes dos vinhos são igualmente inspirados no tema da caça. O Pinot Noir, que é um ótimo acompanhamento para carne vermelha, é chamado de "Der Jäger" (O caçador) e o branco Pinot Gris como um bom companheiro para o peixe foi chamado de "Der Fischer" (O Pescador). Cada variedade de uva é representada por um brasão intuitivamente compreensível no rótulo, que, como um visual chave cortado, proporciona uma visão clara do vinho.
Rotulagem de vinhos do centro europeu
A vinícola Skoupil é da República Tcheca. A diagonal amarela do logótipo foi inspirada na diagonal da bandeira da aldeia onde esta vinícola e as suas vinhas estão localizadas. A base do design do rótulo do vinho para a faixa terroir é um mapa desenhado à mão da aldeia de Velké Bílovice. O mapa monocromático é complementado por trilhas individuais de vinhedos e pequenos detalhes atraentes. O rótulo de cada vinho específico tem um mapa com destaques em cores para mostrar exatamente onde as uvas foram cultivadas.
Garrafas do vinho grego Theopetra
Este design de embalagem foi criado para vinhos de uvas cultivadas organicamente nas vinhas da família da Theopetra Estate. As vinhas da propriedade se estendem ao redor da caverna pré-histórica de Theopetra, no sopé das rochas de Meteora, próximo de Tessalônica, na Grécia. A imagem destaca artisticamente o mistério de Meteora: manchas vermelhas de cor, que lembram impressões digitais, adornam o rótulo e facilitam a escolha entre vários tipos de vinho. Os quatro visuais chave diferentes também criam uma imagem global característica e distintiva na embalagem de cartão branca.
Rótulo para vinícola da Alemanha
Wick Vineyards é um pioneiro da vinicultura ecológica na Alemanha. Apreciando as uvas como um presente da natureza é uma parte central da sua filosofia. Assim como os vinhos, o novo design de embalagem segue o lema “reduzido ao essencial”, mas sem perder sua linguagem e personalidade únicas de design: a tipografia das etiquetas apresenta letras manuscritas. Os nomes dos vinhos da edição são desenhados energeticamente com pincel e tinta pela própria esposa do viticultor. As etiquetas evitam conscientemente a impressão a quente, criando uma identidade autêntica com um caráter pessoal.
Rótulo para vinho espanhol
Este vinho chamado Old Hands é dedicado aos pioneiros da vinicultura biológica de Bodegas La Purisima. O desafio era criar um design de rótulo que transmitisse exatamente essa homenagem aos esforços dos viticultores. Assim, foram criadas duas ilustrações dos vinhedos e campos, onde a palma de uma mão antiga só pode ser vista à segunda olhada. Assim como os sulcos arados no solo, as mãos são um testemunho do tempo que é esculpido linha por linha, com cada linha representando uma história. Os detalhes na cor dourada no rótulo refletem a alta qualidade do produto e a valorização da natureza.
Rotulagem jovem para o vinho Nembus
O estilo ilustrativo deste design de embalagem abre um mundo jovem e moderno na mente do espectador. O design urbano vivo faz jus à alegação bastante prosaica de “Um vinho para todos os dias” de uma forma refrescante. Pequenas notas manuscritas parecem ser pensamentos que passam, enquanto as letras vermelhas brilhantes do nome do produto Nembus e as imagens meticulosamente pintadas representam o caráter do vinho. As imagens abrangem uma ampla variedade de atividades, de modo a atrair um grupo-alvo amplo.
Rótulo do vinho Schietwetter
Na Alemanha, vinho quente temperado com frutas, ervas e especiarias está entre as bebidas alcoólicas mais vendidas durante a temporada de inverno. Sua imagem é muito tradicional e não mudou por décadas. Com Schietwetter, que é uma expressão comum do norte da Alemanha para o mau tempo, a empresa começou a infundir esta tradição com a vida. Botas de borracha vermelha brilhante marcam o design da embalagem como um visual chave de alto contraste. O rótulo cinza do produto vendido localmente é decorado com pingos de chuva e flocos de neve para destacar o tema do mau tempo.