Muitas empresas optaram por desenvolver sua identidade visual corporativa com um símbolo que é trocado com frequência, e se adequa à necessidade de comunicação de um dado momento ou projeto de marketing, permitindo que o desenho seja visualizado de forma diferente em cada exibição.
Por exemplo podemos citar o canal de TV MTV, que exibe seu símbolo em diferentes combinações de cores, como visto abaixo:
Já o caso da marca Nike, ela exibe seu símbolo em diferentes combinações, por exemplo em eventos esportivos de diferentes modalidades esportivas. O símbolo da Nike tem um nome, Smoosh, e ele permanece inalterado, porém ele está inserido em várias configurações de logotipos (textos) adicionais. Abaixo veremos os exemplos do logotipos da Nike para o basquete, futebol, golfe e corrida (atletismo):
Para ilustrar essa dinâmica do design gráfico nos símbolos, vamos analisar nesse artigo as diferentes exibições de um mesmo símbolo em diferentes aplicações para a mesma marca principal:
A Agência de pesquisa de mercado de mobilidade no Canadá tem um conjunto diferente de símbolos que são exibidos cada vez que se atualizaa a página em seu site. Observe que o tipo de letra que exibe o nome da marca não muda, a dinâmica da identidade visual fica exclusiva ao símbolo superior:
O símbolo da Rádio e TV Italiana (com filiais na Suíça) RSi mantém o desenho do símbolo RSi em todos os seus logotipos, porém eles mudam de cor conforme são exibidos nas diferentes filiais do grupo, mantendo apenas a inicial R:
O mascote da liga argentina de Vôlei foi criado a partir do desenho de uma bola. O nome do mascote é Minto, que vem do primeiro nome do esporte, que no séxulo 19 se chamava Mintonette, antes de ser batizado como volleyball:
Abaixo um exemplo do símbolo da Nike sendo exibido em diferentes projetos e patrocínios:
A marca Netpop fornece serviços de tecnologia e saúde e seu logotipo exibe um símbolo baseado no número 8 que pode ser visto em diferentes configurações de posição e cores:
A logomarca norte americana Yoga Studio mantém o tipo de letra igual, porém o símbolo é dinâmico e exibe diferentes posições na prática de Ioga:
A marca da moda Pentagram exibe seu símbolo em diferentes comfigurações de cores e contornos:
A Burton é uma marca de roupas que sempre inova e exibe seu logotipo em diferentes formatos e cores para dar movimentos às suas criações da moda:
O Governo Holandês criou uma logomarca para a área da agricultura com um símbolo universal, que destaca cada parte do símbolo para uma área específica do governo, como por exemplo a pesca, a agricultura ou o meio ambiente:
A Arte Actual tem apenas um símbolo e um tipo de letra no seu logotipo, porém eles são exibidos a partir de diferentes pontos de observação, dando movimento ao desenho da identidade visual corporativa:
O caderno de classificados impresso e portal de internet Clarín utiliza um padrão editorial com sinergia entre seus diferentes cadernos e páginas WEB:
Abaixo estão 4 exemplos do logotipo da academia de artes de Roterdã:
A fundação cultural da Cidade do México exibe sua identidade visual em diferentes configurações, variando inclusive a cor de fundo, conforme ilustrado acima:
A indústria química Konrog na Alemanha exibe diferentes cores e padronizações para destacar um dos seus principais produtos: os pigmentos para tintas industriais:
A gravadora SEM Label Records exibe seu logotipo de forma dinâmica, numa brincadeira entre as partes que compõe a sua identidade visual:
Animal Days é um evento anual em Londres que exibe símbolos que fazem uma ligação com os animais simpáticos e exóticos:
O logotipo do encontro anual de gerentes de produção e design em Chicago (Estados Unidos) exibe seu texto de forma estática no centro, porém as laterais exibem símbolos dinâmicos e simétricos:
Um dos portais da MTV na Europa é o El Clic, que exibe os logotipos dos seus canais em diferentes formatações, porém mantendo a linha editorial do tipo de letra rounded (arredondado) e em cores vivas:
O mercado agropecuário nos Estados Unidos nos apresenta essa pérola do design gráfico da cidade de Cape Ann, que exibe o logotipo da cooperativa e mercado da cidade de forma dinâmica e divertida, variando conforme o tipo de produto oferecido:
A rede de casas de chá Mallard, no Reino Unido, exibe o mesmo tipo de letra em seu logotipo, porém com diferentes padronizações do formato e do preenchimento do seu símbolo principal, um bule de chá:
A logomarca da moda jovem Jardim XS exibe um conjunto de símbolos que permite uma ampla combinação de estampas e exibições. Seus símbolos incluem 2 jovens, uma lagosta, escova de dentes, bola, flor, borboleta e até uma girafa! Haja criatividade para combinar símbolos tão diferentes:
A agência Hello Monday foi bem criativa ao criar diferentes símbolos para ilustrar sua área de atuação principal, a pesquisa de mercado (marketing). Observe que as ilustrações tem ligação com o mar e a pesca (pesca de informações):
Ninja é uma marca voltada ao mercado de gamers, que usa o seu símbolo em diferentes configurações, sempre na cor preta:
A logomarca de produtos orgânicos Yellow Deli Icons mantém os ramos verdes de seu símbolo, porém exibe diferentes objetos sobre eles, como aves, sanduíches e alimentos:
A Corect exibe uma mesma lógica de design e degradê nas cores para os diferentes canais de seu portal de internet:
Le Sucre é uma marca da moda que não tem nenhum logotipo oficial, em cada estampa ela traz uma novidade no seu design e comunicação visual:
A rádio Rock & Pop nos Estados Unidos exibe diferentes logotipos para estampar adesivos e patrocínios de projetos culturais:
A logomarca da empresa de design de interiores Lauren Marks, em Chicado (EUA), exibe diferentes texturas e conjuntos de cores no seu símbolo principal, a letra M estilizada.
O símbolo dinâmico da cafeteria CafeSiete é exibido em diferentes configurações e posições na sua identidade visual:
A gravadora Monopol mantém o seu tipo de letra inalterável no logotipo, porém o símbolo é exibido em diferentes posições, dando movimento de dança ao desenho:
A O'Neill é uma marca da moda suf que exibe seu logotipo em diferentes configurações, uma adequada para cada evento ou patrocínio da marca:
A marca ION é famosa pela produção de roupas de neoprene, voltadas para esportes náuticos que precisam de melhor resistência térmica, como o surfe em águas geladas. Sua identidade visual corporativa exibe diferentes configurações de símbolos e tipos de letra:
A Napo tem diferentes símbolos para divulgar sua marca, variando os desenhos de animais:
Sobre copyright e direitos de marca dos desenhos acima:
Os desenhos exibidos nesse artigo foram criados por outras agências e estúdios de design, mas resolvemos exibir eles aqui devido ao ótimo trabalho realizado pelos nossos colegas de profissão (desenhistas gráficos). Também participaram das escolhas desses desenhos os empresários que encomendaram os logotipos. Os desenhos pertencem aos seus respectivos titulares da marca, e foram exibidos nesse artigo apenas para fins pedagógicos e ilustrativos. Fonte: Livros Design 1, 2 e 3 (editora Taschen).