O que é uma cor?
Teoricamente, a cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina do nosso olho, que transmitem essa percepção para o nosso cérebro através do nervo óptico. A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor. Assim, um objeto é vermelho se absorve preferencialmente as frequências fora do vermelho. A cor é relacionada com os diferentes comprimento de onda do espectro eletromagnético.
O verde, por exemplo, é a cor que as plantas não utilizam durante a fotossíntese. Todas as outras cores são absorvidas pelas folhas das árvores, mas o verde é refletido, pois o comprimento de onda da luz verde não é aproveitado pela química da clorofila.
Num outro exemplo, o preto é uma cor que absorve todas as ondas de luz visível, e não devolve nenhuma cor para que observa a superfície preta. Por isso sentimos uma camisa preta esquentar quando estamos vestindo essa camisa e caminhamos sob um sol forte. E nas mesmas condições de iluminação solar, o efeito é o contrário quando usamos uma camisa branca. Isso porque o branco é o contrário do preto, ou seja, ele reflete todas as ondas de luz visíveis, e converte muito menos energia em calor do que em uma camisa preta.
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O efeito das cores no design gráfico
Os exemplos citados acima são apenas algumas formas de interação entre a natureza e a luz. Todos os processos bioquímicos da natureza dependem da luz e são intensificados com a exposição da cor adequada para cada caso específico.
As cores representam um papel importante na vida humana, mesmo não percebendo, essa influência existe e atua vivamente em nosso físico, mental e emocional. Pesquisas têm demonstrado que as cores frias do espectro azul, índigo e violeta têm efeito calmante e relaxante. Do outro lado da paleta de cores, as cores quentes ( vermelho, laranja e amarelo) estimulam, ativam e até irritam.
Enquanto algumas cores têm efeito deprimente, outras despertam alegria, algumas tristeza e outras excitam as atividades motoras. A verdade é que cada tonalidade desperta em nós alguma reação, quer física, emocional ou psicológica. Basta sabermos o momento certo e a melhor forma de usá-las.
Abaixo algumas reações e aplicações às principais cores. Observe que esse é um assunto muito subjetivo, e alguns internautas não concordam em 100% com as observações apresentadas aqui. Mas analisando mais profundamente, descobrimos que as maiores empresas em todo o mundo usaram as cores de forma criteriosa no momento de criar o desenho de seus logotipos.
Vermelho
Acima, a foto do tricampeão mundial de Fórmula 1 Airton Senna, momentos depois de vencer o Grande Prêmio de Mônaco em 1991. Ele usava o uniforme vermelho da equipe McLaren Honda, enquanto ao seu lado estava o terceiro colocado também de uniforme vermelho, porém pela equipe Ferrari. Ao lado oposto de Jean Alesi, vemos o inglês Nigel Mansel, segundo colocado na corrida com seu uniforme na cor azul (equipe Willians Renault).
O vermelho é indicado para marcas e produtos que indicam calor, energia e vitalidade, tais como: ginástica, remédios estimulantes, chocolate, queijos, restaurantes e fast food.
Simboliza perigo, fogo, sangue, paixão, guerra, combate e conquista. Cor de aproximação e encontro. O escarlate (vermelho um pouco mais forte, com 20% de escurecimento) é estimulante e energizante, passa a mensagem de força e raça.
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O vermelho acentua a forma, é uma cor que impõe pelo impacto visual. Portanto, é fácil de ser recordada, porém rejeita a penetração prolongada. Como o efeito é rápido, o vermelho é usado para acabar rapidamente com a fome ou com a sede, conforme vemos abaixo:
Tonalidades de vermelho com o preto:
Quando misturada ao preto, obtém-se as tonalidades escuras, as quais podemos chamar de cor sombra (barro) ou cor forte (escarlate). Nesses casos podemos aplicar essas cores sobre uma empresa inovadora, demonstrando obstinação, dominação e compromisso para crescer no mercado, com voracidade. O vermelho provoca uma certa submissão, quase uma paixão.
Tonalidade com o Branco - Rosa
Misturando o vermelho com o branco temos o lado mais feminino da cor, principalmente o rosa. Com as mulheres conquistando cada vez mais espaço nos altos escalões administrativos, o rosa também pode representar coragem, força de vontade, determinação, espontaneidade, sinceridade, gratidão e perseverança. É vital para a beleza feminina.
Laranja
Acima está o novo logotipo atualizado da Imobiliária norte americana Raine & Horne, que recentemente trocou o amarelo pelo laranja.
A cor laranja simboliza encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade. É a cor do pôr do sol. A cor laranja simboliza o instinto maternal, uma força envolvente. Sua associação afetiva relaciona-se à força, luminosidade, euforia, energia, tentação, prazer e senso de humor.
O laranja estimula a fome (apetite) e necessidade de aquisição, porém seu efeito é mais moderado e menos agressivo que o vermelho.
É uma cor muito usada por empresas que vendem serviços, como por exemplo acesso à internet, treinamentos, transportes e até canais de TV. Grandes marcas a elegeram como cor para seus logotipos, como vemos ao lado.
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O laranja quando misturado com o branco revela alegria, entusiasmo, construtividade, criatividade, aptidão.
Tudo isso porque desde pequenos, quando aprendemos a desenhar, sempre que vamos pintar sobre o desenho de uma pessoa, uma das cores escolhidas é o laranja (a cor da pele no caso das pessoas mais claras).
Amarelo
Simboliza a cor da luz irradiante em todas as direções. Para muitos povos antigos, representava o princípio animador da vida, e para os chineses simboliza a nobreza.
Está na bandeira do Brasil e simboliza as riquezas de nosso país. Para a criação de um logotipo, pode simbolizar a criatividade, as idéias, o conhecimento, uma inovação, até mesmo um sentimento de realização e contentamento. Também é a luz do sol e a cor do ouro.
O amarelo é a cor que estimula a psique, por isso o seu uso na publicidade desperta a atenção, mas é invisível à distância. Por isso não é aconselhável o seu uso em superfícies muito extensas, pois sendo uma cor que se propaga muito, aumenta ainda mais a dimensão.
Apesar do impacto inicial, o amarelo não é uma cor que prenda a atenção, permitindo a compenetração e pode produzir a dispersão. Indicada para divulgação de artigos que indicam luz. O amarelo usado com o vermelho e com pouco laranja estimula a fome, por isso a maioria dos logotipos de fast-food utilizam essas cores.
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Verde
É o simbolo da natureza, da vida nova, energia, fertilidade e crescimento. Também indica juventude (antes do amadurecimento).
O verde não é uma cor que chame tanto a atenção, nem atraia rapidamente o olhar, como é o caso do vermelho, do amarelo e do laranja. Porém, é uma cor que facilita a concentração quando, por exemplo, da leitura de um texto, sendo ideal por não ser cansativo e nem saturar.
Facilita a leitura, mantendo uma sensação agradável e equilibrante, possibilitando uma boa capacidade de julgamento sobre o tema ou produto apresentado, porém possui pouca força de sugestão.
O verde é ideal para apresentar qualquer marca ou produto associado à natureza, tais como produtos naturais e fitoterápicos, pois essa cor transmite a sensação de pureza do conteúdo.
Em empreendimentos campestres ou quaisquer locais de lazer destinados a pessoas das grandes cidades, o uso da cor verde junto com o azul dará uma sensação de calma, tranqüilidade e repouso.
Verde claro ou misturado com o branco: essa mistura representa o sucesso e a superação, um lado positivo do verde, que é adotado por muitas clínicas e hospitais. Também é a cor ideal para realização de bons negócios, atraindo boas oportunidades.
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Ciano (azul claro primário)
Significa devoção, fé, aspiração, sinceridade, lealdade, confiança e tranqüilidade. Essa cor é muito usada em vários templos católicos e imagens de santos no Brasil.
Nos Estados Unidos, o termo “True blue” em inglês significa leal (a tradução ao pé da letra é Azul Verdadeiro). O azul simboliza também sentimento triste, repouso, frescor, espaço, elegância, céu, paz e meditação. Por essas características, vemos o azul em logotipos de parques de jazigos e cemitérios.Considerada uma cor fria - voltada para as ciências exatas. Por isso o azul sempre teve muito espaço nos logotipos de empresas de engenharia e tecnologia. É uma cor que neutraliza as inquietações do ser humano, acalmando o sistema orgânico.
Como cor fria, é importante nos anúncios que caracterizam artigos frios ou refrescantes. O azul é uma cor que envolve as pessoas, dando a sensação de aconchego e facilitando a compenetração com profundidade em temas, fazendo dela uma cor sugestiva.
O azul tem a propriedade de reduzir edificações, sendo útil quando se deseja reduzir grandes superfícies de divulgação. Se empregado nos espaços altos por ser a cor do céu, permite que as outras cores sobressaiam, dando destaque ao conteúdo anunciado.
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Azul real (ou azul marinho)
O azul marinho (ou índigo) é a cor que mostra um bom senso e comando sobre determinada situação. Seu uso transmite uma imagem de muito auto-confiança, quase superioridade. Por isso também é encontrada em muitas empresas líderes em seus mercados.
O índigo, por ser um tom mais forte do azul, mantém seu poder de atração, permitindo uma compenetração com mais profundidade. Não deve ser usada em textos muito longos, podendo causar uma desmotivação pela continuidade do texto.
O índigo quando usado com branco destaca lealdade, integridade, fé, confiança, destemor, mente ordenada, idealismo prático e grande atividade em seu meio.
Violeta
Simboliza dignidade, devoção, piedade, sinceridade, festividade, espiritualidade, nobreza, esplendor.
Por ser uma cor imponente e elevada, associada à realeza, transmite uma sensação de luxúria, porém com pouca alegria. Isso faz com que essa cor seja pouco usada na publicidade, para evitar a impressão de uma certa soberba no logotipo.
O violeta é uma cor que transmite muito poder em qualquer esfera, por isso é associado à vida eterna, destaque no trabalho, liderança inspirada, simpatia, justiça, humanismo e grandes poderes mentais.
A cor roxa é uma vibração próxima à do violeta, porém tem algumas características próprias, tais como: estimular as atividades das veias e provocar a expansão dos vasos sanguíneos, baixando a pressão sanguínea. Ideal para ser usado em embalagens e logotipos de empresas farmacêuticas e remédios.
Magenta
É uma das cores primárias nas gráficas. É uma cor séria, sóbria e muito viva. Possui efeito energizante, é estimulante das adrenais de todas as glândulas endócrinas e do sistema reprodutivo e aumenta a atividade funcional do coração.
O magenta é considerado a cor da realização. Quando alguém atinge o equilíbrio no campo emocional e psicológico, essa cor proporciona a sensação de plenitude. Por ser a cor do espírito, é o retrato da alma responsável pela transição para o espiritual. Por isso, é próprio às pessoas interiormente maduras.
Apesar de ser uma cor próxima do rosa, o magenta não apresenta as mesmas características femininas do rosa. Transmite suntuosidade, festividade e realeza. Impõe um comando, mas sem exigência.
O magenta na decoração mantém a disposição, a calma, a tranqüilidade, com sentimento controlado e fornece concentração. Seu uso é indicado em salões, capelas, salas de leitura e conferências. Não é recomendado para áreas de lazer.
Marrom
É a cor da integração e do oferecimento, até do sacrifício. Indica compromisso. Transmite calma e ponderação; ajuda a refrear extravagâncias e passa a imagem de uma empresa ou produto prático.
O marrom passa uma imagem de solidez, segurança e tradição. Por isso é muito usada em logotipos de advogados, bancos e empresas de seguros tradicionais.
É uma cor agradável e também indica planejamento a longo prazo.
Branco
O branco é a somatória de todas as cores. Se pegarmos um raio solar, que transmite a cor branca, e apontá-lo contra um prisma, as cores visíveis serão reveladas, separando-se no espectro das cores do arco-íris. Da mesma forma que consideramos o branco a soma de todas as cores, a cor preta é o contrário, significa a ausência de todo o espectro de cores visíveis.
Por isso, quando precisamos aplicar um logotipo na cor branca, a melhor cor de fundo (background) é a cor preta, pois com essa combinação conseguimos ter um contraste total, destacando o logotipo em branco.
A cor branca sobre fundo preto é muito usada em folhetos de divulgação de eventos voltados para jovens, bem como em letreiros de lojas de roupas e grifes da moda.
A cor branca sobre fundo preto tem a tendência de transmitir o brilho da noite, a exclusividade da lua cheia. Por isso essa combinação é tão usada nesses dois públicos (jovens e moda).
Os atributos da cor branca sobre fundo preto são a sofisticação, a elegância e a exclusividade.
Normalmente é usado apenas em logotipos, pois utilizar o texto branco sobre fundo preto para escrever longos textos fica cansativo e dificulta a leitura. Observe a aplicação da logomarca da Adidas com a cor branca, um padrão muito comum de encontrarmos nas embalagens (caixas) de tênis dessa marca:
Invertendo as cores dos logotipos de empresas concorrentes
A cor é um dos elementos mais importantes da identidade visual de uma marca, e, se for bem escolhida, é uma estratégia duradoura. Pensando nisso, a designer brasileira Paula Rúpolo, atualmente morando em Barcelona, decidiu fazer um experimento e trocar as cores dos logotipos de grandes rivais, o projeto The Brand Colour Swap.
Durante o processo, chamou atenção o estranhamento causado pelas alterações. "A cor é quase 100% do que torna uma marca reconhecível num primeiro momento. É legal prestar atenção nas primeiras impressões que a troca te dá", afirma a designer. Da ideia surgiram uma Coca-Cola azul, um McDonald's verde e um Google roxo.
Se no setor de alimentos, a mudança é mais radical, em tecnologia, o esquema de cores muitas vezes se parece, destaca Paula. Para a designer, que também cria identidades visuais de startups e pequenas empresas, o resultado reforça a importância da imagem para qualquer negócio.
Cores originais dos logotipos Microsoft e Apple:
Abaixo o resultado das cores dos logotipos invertidas:
Cores originais dos logotipos Subway e McDonald's:
Abaixo o resultado das cores dos logotipos invertidas:
Cores originais dos logotipos Samsung e Nokia. (observe a semelhança nas tonalidades):
Abaixo o resultado das cores dos logotipos invertidas:
Cores originais dos logotipos Mastercard e Visa:
Abaixo o resultado das cores dos logotipos invertidas:
Cores originais dos logotipos Google e Yahoo:
Abaixo o resultado das cores do logotipo invertidas:
Cores originais dos logotipos Ferrari e BMW:
Abaixo o resultado das cores do logotipo invertidas:
Cores originais dos logotipos Facebook e Twiteer:
Abaixo o resultado das cores do logotipo invertidas.
Novamente semelhanças são observadas:
Fonte das imagens acima: http://www.printsome.com/blog/2013/the-brand-colour-swap-graphic-design
Aproveitando a ótima idéia da designer Paula Rúpolo, a Agência EVEF abriu alguns arquivos vetorizados de marcas famosas no Brasil para ampliarmos seu conceito de confronto de cores entre marcas:
Abaixo: estudo de trocas de cores nos logos da Petrobras e Esso:
Abaixo: estudo de trocas de cores nos logos do Walmart e Carrefour:
Abaixo: estudo de trocas de cores nos logos da Claro e TIM:
Abaixo: estudo de trocas de cores nos logos do Itaú e HSBC:
Abaixo: estudo de trocas de cores nos logos do Banco do Brasil e Bradesco: