Empresários e empreendedores em todo mundo precisam escolher como deverão exibir a identidade visual de suas empresas e produtos.
Vamos nesse artigo visualizar algumas escolhas que foram feitas por empresários na Europa, quando tiveram que decidir qual desenho de logomarca melhor atendeu suas espectativas.
Vamos começar pela logomarca das Indústrias Defendi, com sede na itália:
A marca Defendi é referência mundial em design e fabricação de componentes de alumínio e aço para a culinária, usada pelas marcas mais importantes de eletrodomésticos. A DEFENDI é uma multinacional com plantas industriais na Itália, no Brasil e no México.
Constantemente orientada para a satisfação do cliente, a Defendi produz componentes de gás “made in Italy” há mais de 30 anos, combinando os conceitos mais inovadores do design italiano com os melhores desempenhos de cozinha e com os excelentes padrões de eficiência energética.
Qualidade, segurança, inovação, respeito ao meio ambiente são pontos-chave da política da empresa e inspiram todas as fases da criação do produto, desde a concepção até a otimização do processo de produção.
Graças ao know-how do laboratório, à fase de protótipos, ao rápido desenvolvimento de produtos, à flexibilidade das linhas de produção e à experiência de décadas de atividade em todos os principais países do mundo, a Defendi representa também um parceiro ideal para um colaboração de co-design.
Seafor
Essa empresa italiana é especializada em soluções de mobiliário e design de interiores para iates e navios. Trabalha com o projeto e construção de interiores usando novos materiais e tecnologias para garantir conforto e elegância a bordo.
LegOr
A LegOr é uma marca de uma empresa italiana que fornece ligas metálicas de ouro para ourives e joalheiros. Seu nome fantasia de marca Leg-Or tem origem simples na abreviação de “leghe orafe” (ligas de ouro), o principal negócio do grupo iondustrial. A marca foi reforçada ao longo dos anos pela imagem de um fluxo de metal fundido do cadinho, destacando o foco dos negócios da empresa também no nível visual.
As tendências de comunicação dos anos 80 levaram à 3 reestilizações da marca ao longo de 40 anos, que se tornou uma única palavra, não mais uma abreviatura, mas um nome real. Agora, Legor é graficamente estilizada com um L contendo uma esfera representando uma aliança. O atual logotipo foi escolhido após um processo de rebranding, concluído em 2007.
A cor da logomarca permaneceu azul ao longo dos anos, ligando a força tecnológica implícita à tradição e aos valores familiares. O símbolo do L inicial abraçando uma aliança representa também o dinamismo da empresa, que está constantemente mudando e se adaptando a situações contingentes de mercado e demandas de produtos.
Viper
Viper, traduzido para o português significa víbora, que pode ser identificado no logotipo. Trata-se de uma marca de herbicida para o cultivo de arroz, essa marca pertence à multinacional Dow AgroSciences. Trata-se de um herbicida pós-emergência de amplo espectro que, com um único tratamento, é capaz de controlar várias ervas daninhas do campo de arroz.
Após o processo de escolha do novo desenho do logotipo, a Viper já pode ser vista exibida em algumas peças publicitárias, como por exemplo o anúncio abaixo voltado para os agricultores europeus:
Volpini
A Volpini trabalha com manutenção, construção e venda de acessórios para barcos e iates desde 1889, e depois de mais de um século de atividades, resolveu modernizar o seu desenho do logotipo.
O novo logo escolhido traz um símbolo que exibe um barco à vela e o seu reflexo na água do mar, como visto abaixo:
Abaixo o esboço dos desenhos que foi realizado pelo desenhista antes de enviar as opções para a análise do cliente:
Audio 73
A empresa italiana AUDIO 73 trabalha com sonorização profissional para eventos esportivos, shows em pequenas e grandes áreas, eventos em discotecas, clubes, teatros, praças, congressos e auditórios. Recentemente a empresa atualizou o desenho do seu logotipo, exibindo um símbolo que lembra um alto-falante, como visto abaixo:
Wizard
A empresa italiana Wizard nasceu em 1994 e especializou-se nos setores de consultoria, assessoria, manutenção técnica e vendas em hardware e software.
Marchio di Qualitá
Abaixo conferimos o símbolo que foi escolhido por essa associação de pescadores na Itália:
Newstone
Greentek
Empresa de tecnologia da informação e soluções em rede que escolheu seu novo desenho de logotipo:
Uniq
Outra empresa de serviços de tecnologia que atualmente exibe sua nova logomarca no mercado europeu:
Kinky
A marca Kinky trabalha com o conceito de elegância que fez muito sucesso no meio do século XX e ainda hoje atrai muitos consumidores. Para melhor comunicar sua marca com seus consumidores, eles atualizaram o desenho do logotipo, depois de escolher entre 3 opções de desenhos bem diferentes. Observe o estilo vintage da letra Y que se parece com uma cadeira dos anos 1960, bem como o corte de cabelo da silueta da mulher no desenho:
Caravelle
A agência de viagens e turismo precisava de um logotipo com movimento. Nada melhor do que usar o próprio desenho de uma caravela. A escolha foi realizada no início de 2010, veja que a combinação de amarelo com a cor café deu um belo contraste no desenho:
Wish
A marca de moda e acessórios Wish resolveu apelar para o mundo animal e escolheu como símbolo na identidade visual da sua marca um elefante. Já vimos alces, rinocerontes, crocodilos e pumas. Agora a Wish (com seu elefante), se junta às marcas Abercrombie & Fitch, Ecko, Lacoste, Puma etc.
Italcappa
O novo logotipo da cooperativa de serviços Italcappa precisava trazer um símbolo que exibisse a noção de união e tradição:
Miu
A Miu é uma casa de espetáculos na Europa, famosa por suas festas e eventos com a apresentação de famosos DJs. Para deixar isso explícito, o desenho de seu logo precisava parecer legível mesmo de cabeça para baixo. Isso porque o disco de vinil gira 360 graus enquanto toca, e seu rótulo sempre estará exibindo o nome da Miu. Foi uma ótima solução encontrada pelo designer gráfico, que apresentou outras duas opções de logomarca, mas a escolhida foi a mais criativa:
Abaixo podemos ver o logotipo da Miu estampado em alguns flyers:
Triad
A marca Triad fabrica e vende pranchas de snowboard que são um sucesso nas estações de esqui no centro da Europa, na região dos Alpes. Seu logotipo foi criado a partir de conceitos triplos, como podemos observar no desenho finalizado abaixo:
Ceralbo
ElectricaSalsa
Mema Design de interiores
Diana moda surf
Sobre copyright e direitos de marca dos desenhos acima:
Os desenhos exibidos nesse artigo foram criados por outras agências e estúdios de design, mas resolvemos exibir eles aqui devido ao ótimo trabalho realizado pelos nossos colegas de profissão (desenhistas gráficos). Também participaram das escolhas desses desenhos os empresários que encomendaram os logotipos. Os desenhos pertencem aos seus respectivos titulares da marca, e foram exibidos nesse artigo apenas para fins pedagógicos e ilustrativos. Fonte: Livro Logomania edição Mini.
Exemplos de escolhas de logomarcas realizadas a partir do processo de criação de diferentes desenhos de símbolos.
A marca de artigos esportivos para snowboard Fanatic recebeu vários formatos de símbolos e diferentes tipos de letra para finalmente escolher a sua nova identidade visual, em vermelho e preto num formato horizontal:
A marca de artigos para veterinários e pet shop Glam Pet optou por definir um novo desenho de logotipo com as faces descontraídas de um cachorro e um gatinho bem fofos:
A rádio Rom Mom Amour agora tem um logotipo num degradê de veremelho e magenta, na cor do amor:
A cidade de Gemeente Uden, nos Países Baixos escolheu um novo símbolo para o seu logotipo após analisar diferentes variações do desenho de uma rosa dos ventos:
A empresa de tecnologia da informação Stanusch Technologies agora exibe um símbolo no seu logotipo que remete a uma imagem que ilustra a sinapse entre dois neurônios, numa referência às suas tecnologias baseadas em inteligência artificial:
Abaixo dois exemplos de escolha de empresas da construção civil voltadas à eficiência energética:
Ainda falando em meio ambiente, o Greenpeace lancou uma nova campanha para o fim do uso do carvão como fonte de energia na Europa. O logotipo escolhido foi o desenho inferior vermelho (o maior em destaque):
A rede de pizzarias Galactic Pizza optou por um novo logotipo nas cores azul e verde (inferior da direita):
O grupo empresarial Afluentis escolheu um novo logotipo com uma caixa azul de fundo e o nome da empresa em branco, conforme as imagens exibidas no estudo (desenhos da linha inferior):
A BFelix é uma fabricante norte americana de cadeiras, poltronas e mobília de alto padrão. Após receber diferentes tipos de letra para ilustrar o seu nome da marca, optou por um modelo com linhas triplas:
O restaurante Pairings esolheu um desenho de logotipo que ilustra ao mesmo tempo um garfo e um cálice (superior esquerdo):
A banda espanhola La Quinta Estación optou pelo desenho do seu logotipo nu formato circular. Abaixo está a arte final, criada a partir dos esboços exibidos embaixo do símbolo principal:
Essa universidade nos Países baixos estava procurando modernizar o seu símbolo após exibir o mesmo desenho por séculos. Ela optou por um desenho simplificado, porém mantendo os traços originais:
O símbolo do festival internacional de cinema em Roterdã foi escolhido após várias opções do desenho do símbolo, conforme exibido abaixo:
A rede de restaurantes mexicanos Real Mex agora exibe um logotipo em vermelho e preto:
A marca Get Green Go escolheu seu novo logotipo após várias opções que exibiam árvores e outros elementos da natureza. Mas no final ela optou por destacar a original do nome da marca, a letra G:
A rede de lojas de calçados NYLC optou pelo desenho de um símbolo no formato circular, após vários estudos sobre sua nova identidade visual:
O hotel Tierra Atacama, no Chile, solicitou um estudo com vários símbolos circulares em referência ao SOL. Após algumas deliberações, o símbolo escolhido foi simétrico e usou a cor ocre:
Sobre copyright e direitos de marca dos desenhos acima:
Os desenhos exibidos nesse artigo foram criados por outras agências e estúdios de design, mas resolvemos exibir eles aqui devido ao ótimo trabalho realizado pelos nossos colegas de profissão (desenhistas gráficos). Também participaram das escolhas desses desenhos os empresários que encomendaram os logotipos. Os desenhos pertencem aos seus respectivos titulares da marca, e foram exibidos nesse artigo apenas para fins pedagógicos e ilustrativos. Fonte: Livros Design 1, 2 e 3 (editora Taschen).