orçamento de logotipo

Solicite um orçamento para receber:

  • Sugestões de nome fantasia 

  • Desenhos de logotipo (ou logomarca)

Fale conosco pelo WhatsApp abaixo:

(11) 9958-12346

A Agência EVEF tem mais de 25 anos de experiência em publicidade e design gráfico.

O símbolo da oliveira em diferentes épocas e civilizações

A oliveira é uma árvore de uma riqueza simbólica muito grande: paz, fecundidade, purificação, força, vitória e recompensa.

Na Grécia, era consagrada a Atena, e a primeira oliveira, nascida de uma briga de Atena com Poseidon, era conservada como um tesouro atrás do Erectêion. Ao que parece, são renovos seus as oliveiras que se veem ainda hoje em dia sobre a Acrópole.

A oliveira participa dos valores simbólicos atribuídos a Atena, de quem é a árvore consagrada. As oliveiras cresciam em abundância na planície de Elêusis. Eram ali protegidas, e aqueles que lhes causavam dano eram processados. São como que divinizadas no hino homérico a Deméter, que é precisamente uma introdução às iniciações eleusínias.

Em todos os países europeus e orientais, reveste-se de significações semelhantes. Em Roma, era consagrada a Júpiter e a Minerva.

Segundo uma lenda chinesa, a madeira da oliveira neutralizaria certos venenos e peçonhas: o que lhe confere um valor protetor.

No Japão simboliza a amabilidade, assim como o sucesso nos estudos e nos empreendimentos civis ou guerreiros; árvore da vitória. Nas tradições judias e cristãs, a oliveira é símbolo de paz: foi um ramo de oliveira que a pomba trouxe a Noé no fim do dilúvio.

A cruz de Cristo, segundo uma velha lenda, era feita de oliveira e cedro. É, além disso, na linguagem da Idade Média, um símbolo do ouro e do amor. "Se puder ver na tua porta madeira de oliveira dourada, chamar-te-ei imediatamente templo de Deus", escreve Angelus Silesius, inspirando-se na descrição do Templo de Salomão.

No Islã a oliveira é a árvore central, o eixo do mundo, símbolo do Homem universal, do Profeta. A Árvore abençoada é associada à Luz, pois o óleo da oliva alimenta as lâmpadas.

De modo semelhante, no esoterismo ismaeliano, a oliveira no cume do Sinai é uma imagem de Imâm: é, ao mesmo tempo, o Homem universal e a fonte da luz. "Diz-se da oliveira, considerada árvore sagrada, que um dos nomes de Deus ou alguma outra palavra sagrada está escrita sobre cada uma de suas folhas; e que a baraka de seu óleo pode ser tão forte, a ponto de fazer com que a quantidade de óleo aumente por si mesma e se torne perigosa. Em certas tribos, os homens bebem óleo de oliva para aumentar seu poder de procriação".

O admirável versículo do Alcorão sobre a Luz compara a luz de Deus a "um nicho onde se encontra uma lâmpada; a lâmpada está dentro de um vidro, o vidro como um astro de grande brilho; ela mantém sua luz com a ajuda de uma árvore abençoada, a oliveira — nem do leste, nem do oeste —, cujo óleo ilumina, ou pouco falta para isso, sem que o fogo o alcance".

Uma outra interpretação do símbolo da oliveira identifica esta árvore abençoada com Abraão e com sua hospitalidade, que será mantida até o Dia da Ressurreição.

A árvore abraâmica dos bem-aventurados seria também a oliveira. A oliveira simboliza definitivamente o Paraíso dos eleitos.

 

cidade oliveira simbolo

Homenagens às oliveiras:

Oliveira é nome de cidade no Brasil e em vários países do mundo. Inclusive no Brasil temos 3 cidades com o nome:

  • Oliveira - MG
  • Oliveira Fortes — MG
  • Oliveira de Fátima — TO

No estado de Minas Gerais, a 150 km da capital Belo Horizonte, temos o simpático município de Oliveira, com 42 mil habitantes.

Conta-se que os primeiros habitantes da região no século 18 encontraram naquelas paragens algumas árvores frutíferas produtoras da azeitona, levando-os a denominar o local de "Oliveiras", nome que, posteriormente, acabou simplificado para Oliveira.

Cidades com o nome Oliveira em Portugal:

  • Oliveira de Azeméis
  • Oliveira de Frades
  • Oliveira do Hospital
  • Oliveira do Bairro

Além das 4 cidades portuguesas citadas acima, o nome Oliveira foi usado em dezenas de freguesias em Portugal. Uma freguesia portuguesa equivale a um distrito municipal no Brasil.

Em espanhol, temos a palavra Olivar, que seria uma tradução de Oliveira. Esse nome também é usado em várias cidades da Espanha e de toda a América Latina que fala espanhol, desde o Chile até o México.

  

Fonte: Livro Dicionário dos Símbolos, por Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, editora J.O.

 

Artigos relacionados

Criação de símbolos comerciais e desenhos de logotipo para empresas do agronegócio, laticínios e pecuária

Criação de nome fantasia para fazendas, pecuaristas, laticínios e empresas do agronegócio

Modelos de logomarca para fazendas, pecuária, laticínios e empresas do agronegócio

 

 


Página atualizada na Agência EVEF em 17/03/2022 por Everton Ferretti