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Comic Sans entra em um bar. O barman diz: 'Não servimos o seu tipo.'” Poucas fontes de texto (type fonts) foram mais vilipendiadas e esculhambadas pela comunidade de design do que esta amigável fonte type script Comic Sans. Por outro lado, poucas fontes foram mais populares entre aqueles fora dessa comunidade.

Em 1994, Vincent Connare estava trabalhando em uma equipe na Microsoft que estava desenvolvendo software para PC para o mercado doméstico-consumidor. Connare já havia criado várias "fontes parecendo pizza, monstros e algumas com neve" para várias "aplicações orientadas para crianças".

Ele ficou preocupado ao ver uma versão beta de um aplicativo para crianças, o Microsoft Bob, usando a formalmente rígida Times New Roman nos balões de fala de um cachorro de desenho animado, e decidiu projetar uma fonte mais divertida com base no estilo de letras usadas em quadrinhos, referenciando edições de Batman e Watchmen. Um gerente de produto perspicaz reconheceu posteriormente o potencial do design e ele se tornou uma fonte padrão no sistema operacional da Microsoft continuamente desde o Windows 95.

Comic Sans alcançou um sucesso sem precedentes à medida que os computadores pessoais se tornaram comuns. É amplamente utilizado hoje por pessoas de todas as idades, nacionalidades e origens para todos os tipos imagináveis de comunicação. Em grande parte por causa de sua popularidade quase universal, muitos profissionais de design ridicularizaram tanto a fonte quanto seus usuários, ignorando quaisquer características intrínsecas para condená-la meramente por associação com aplicativos que consideram não profissionais, ignorantes e inferiores.

Ironicamente, é a própria falta de refinamento que torna o Comic Sans tão popular entre os não-designers. Ele foi projetado para parecer como se não tivesse sido projetado, mas sim escrito hesitantemente com uma caneta de feltro ou esferográfica. Suas características arredondadas e assimétricas dão a ele uma impressão acessível, modesta e verdadeira. O senso de autenticidade é realçado por letras desconectadas que estão em uma linha de base irregular e saltitante, com uma altura-X grande e uma tosquice desajeitada especialmente evidente nos ângulos irregulares dos supostamente retos hastes.

Quando perguntado para explicar o apelo global de seu design, Vincent Connare ofereceu uma opinião sucinta: 'Comic Sans não é complicado, não é sofisticado, não é a mesma velha fonte de texto como em um jornal. É apenas divertido - e é por isso que as pessoas gostam dele.'

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Fonte desse artigo:

Trecho do livro The Visual History of Type, escrito por Paul McNeil - Editora Laurence King Publishing - Londres - Reino Unido

Tradução do texto realizado pelo ChatGPT

 

Quer saber mais sobre fontes e tipos de texto?

Visite o artigo que apresenta a resenha e introdução do livro The Visual History of Type, por Paul McNeil

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O livro analisado acima The Visual History of Type (escrito por Paul McNeil), foi publicado pela Editora Laurence King Publishing (sediada em Londres, capital do Reino Unido). Essa editora é famosa pelas publicações que abordam temas como design gráfico, tipologia e simbologia.

Em outro livro publicado pela mesma editora, o livro LOGOTYPE do autor Michael Evamy, exibide mais de 1.300 logotipos de empresas que não acompanham símbolo nenhum, dando total destaque para o tipo (fonte) do texto usado em sua identidade visual.

livro logotipos em texto

 

Só para citar alguns exemplos dos logotipos analisados no livro Logotype, temos o desenho do logotipo do Google, da Sony, Greenpeace, Samsung e Disney. É muito curioso analisarmos o quanto a identidade visual de uma empresa pode ser tão eficiente sem usar um símbolo adicional, e isso em pleno século 21. É sim possível despertar a atenção no tipo (fonte) de letra utilizado na construção da identidade visual de uma marca. No livro Logotype, chegaremos à conclusão que altos investimentos em propaganda e publicidade são capazes de criar significado valioso para os seus públicos-alvo, com ou sem a utilização de um símbolo.

Alguns trechos de capítulos do livro Logotype:

Logotipos sem símbolos e com todo o texto em minúsculo

Logotipos sem símbolos e com todo o texto em MAIÚSCULO (CAIXA ALTA)

Logotipos sem símbolos e com iniciais em Maiúsculo

Logotipos sem símbolos e com todo o texto serifado em MAIÚSCULO

Logotipos sem símbolos e com fonte serifada e iniciais em Maiúsculo

 

 


Artigo publicado na Agência EVEF em 20/11/2024 por Everton Ferretti