Após o sucesso comercial de sua primeira fonte, Kennerley, Frederic W. Goudy (1865-1947) foi contratado pela American Type Founders para criar outro conjunto de letras como uma nova fonte. Lançada em 1915 com o nome Goudy Oldstyle, tornou-se um sucesso instantâneo.
Um dos designers de tipografia mais talentosos da América, Goudy era um verdadeiro perfeccionista, sempre buscando encontrar a fonte romana ideal. Como para todos os seus tipos, ele produziu os desenhos originais para o Goudy Oldstyle à mão livre.
Goudy Oldstyle é uma fonte equilibrada, com uma personalidade forte e algumas peculiaridades individuais que são típicas do trabalho de Goudy. Embora seu design não fosse baseado em um modelo histórico específico, uma influência veneziana do século XV é evidente em muitos de seus atributos, especialmente nas proporções das minúsculas e no uso de serifas arredondadas, ligeiramente côncavas.
As letras encorpadas são caracterizadas por um baixo contraste entre traços grossos e finos e um estresse oblíquo. Uma característica particular é o curto rebaixamento das minúsculas, o que permite ajustes apertados que usam o espaço vertical de forma muito econômica. Outra característica excepcional do Goudy Oldstyle são as capitulares (letras em MAIÚSCULO) clássicas lindamente desenhadas, frequentemente usadas em páginas de título e títulos.
Ao concluir o tipo, Goudy o vendeu integralmente para a ATF com a condição de que a fundição não interferisse em seus designs originais. Tornou-se uma das fontes mais bem-sucedidas já produzidas pela fundição, que publicou um catálogo de 124 páginas para promovê-la em 1927. No entanto, como Goudy havia vendido os direitos de seu design, quando surgiu a oportunidade de estendê-lo, o trabalho de desenvolvimento foi realizado pelo designer interno da fundição de fontes tipográficas Morris Fuller Benton. Várias variantes adicionais foram criadas, todas vendendo em grande quantidade, embora Goudy não tenha recebido nenhuma compensação, o que deteriorou seu relacionamento com a ATF.
Satisfatório tanto em ambientes de texto quanto de exibição, o tipo Goudy Oldstyle é uma das fontes mais populares de todos os tempos, frequentemente vista em embalagens e publicidade ou onde quer que uma fonte romana graciosa, legível e econômica seja necessária.
Fonte desse artigo:
Trecho do livro The Visual History of Type, escrito por Paul McNeil - Editora Laurence King Publishing - Londres - Reino Unido
Tradução do texto realizado pelo ChatGPT
Exemplos de uso da fonte de texto do tipo Goudy Oldstyle
J. Crew
A marca de lojas de roupas J.Crew pertence a uma rede varejista note americana. Ela é especializada em produtos multimarcas evende suas linhas de moda através de multicanais. A empresa oferece uma variedade de roupas e acessórios femininos, masculinos e infantis, incluindo trajes de banho, agasalhos, roupas de lazer, linha esportiva, bolsas, jeans, vestidos, ternos, jóias e calçados. Em 2019 ela operava mais de 400 lojas de varejo nos Estados Unidos. A identidade visual do logotipo da J.Crew foi originalmente desenhada com a fonte de texto Goldy OldStyle, porém ao longo dos anos, para divulgar diferentes estações das suas linhas de roupas, ela adotou diferentes fontes de texto.
Fábrica de sorvetes Blue Bell Creameries
Em 1907, um grupo de empresários locais no Texas decidiu estabelecer uma cooperativa e fazer manteiga com o excesso de creme trazido pelos produtores de leite da região. Alguns anos depois, a fábrica de laticínios começou a fabricar sorvete. Foi em 1930 que a empresa mudou seu nome fantasia para Blue Bell Creameries, em homenagem à flor silvestre nativa do Texas. A manteiga foi produzida até 1958, quando a Blue Bell começou a se concentrar em tempo integral na fabricação de sorvetes, até hoje sua principal linha de produtos. Seu logotipo usa a fonte de texto Goudy Oldstyle.
Revista Harper's
A Harper's Magazine (ou Revista Harper's) é uma revista mensal americana de cultura geral, cobrindo literatura, política, cultura, finanças e artes sob um ponto de vista progressivista e liberal. É a segunda revista mensal mais antiga em circulação nos Estados Unidos (sendo a mais antiga a Scientific American). Em 2023 ela possuía uma circulação mensal média de 220 mil exemplares. Seu logotipo exibe uma fonte que originalmente era a Goudy OldStyle, porém ela sofreu algumas pequenas personalizações ao logo dos anos. Porém os detalhes da fonte original ainda são perceptíveis, conforme podemos comparar o logo original com o logo atual. Observe como a exibição atual oferece um melhor encaixe entre as letras:
Carl Becker
Um dos maiores fabricantes de violinos americanos do século XX, Carl Becker nasceu em 1887 em em Chicago e em 1923 tornou-se o principal fabricante, restaurador e especialista de violinos nos EUA. As etiquetas usadas pelo fabricante de violinos Carl Becker Sr. durante seus primeiros anos na William Lewis & Son exibiam a fonte Goudy Oldstyle. Esse tipo de letra continuou sendo usado até 1948, quando o nome fantasia da empresa mudou para Carl Becker and Son. Embora Carl Becker tenha morrido em 1975, a Becker & Son continua sendo uma das principais empresas de violinos da América do Norte.
Viterre
Viterre é um varejista européia de capital fechado de jóias, acessórios e bijouterias. A empresa foi fundada em 2003 e tem mais de 20 lojas espalhadas por todo continente europeu, trabalhando com a revenda multimarcas e produtos de marcas próprias. Seu desenho de logotipo exibe uma fonte de texto clássica Goudy OldStyle.
Marettion
Marettion é uma rede de lojas de moda na Ásia, ela utiliza a fonte de texto Goudy Oldstyle em seu nome fantasia, que é exibido em negrito e na espessura normal.
Uso da fonte Goudy Oldstyle na educação
Por se tratar de um tipo de letra que transmite uma imagem de tradição, a fonte Goudy Oldstyle é encontrada nos logotipos de várias faculdades e universidades nos Estados Unidos. Vejamos abaixo alguns exemplos:
Vassar
A Faculdade Vassar está localizada no Vale do Rio Hudson, em Nova York, EUA. Ela foi fundada em 1861 para oferecer às mulheres uma educação totalmente equivalente à das melhores faculdades masculinas naquela época, e abriu as suas portas aos estudantes homens em 1969. Os estudantes de hoje, que são tratados de forma igualitária, são incentivados a desenvolver diversas perspectivas através do envolvimento em diálogos animados com professores e colegas, o que lhes permite alcançar o conhecimento e a confiança necessários para funcionar de forma mais criativa no mundo complexo de hoje. A Vassar está classificada entre as melhores faculdades de artes dos EUA, e o desenho do seu escudo exibe a fonte de texto do tipo Goudy Old Style.
Clemson
A Clemson University é uma universidade em Clemson, na Carolina do Sul - EUA - e foi fundada em 1889, sendo atualmente a segunda maior universidade em número de matrículas na Carolina do Sul. O desenho do seu escudo exibe a fonte de texto Goudy Old Style.
Northwestern
A Northwestern University fica próxima de Chicago (EUA) e é considerada uma das mais prestigiadas universidades de elite do mundo. A Northwestern foi fundada em 1851 e em 2023 possui uma população estudantil vinda de mais de 100 países, oferecendo diplomas em mais de 200 disciplinas.
Até o ano de 2017, 33 ex estudantes da NorthWest já haviam sido laureados pelo Prêmio Nobel. Os ex-alunos da Northwestern também fundaram empresas e organizações notáveis como a Mayo Clinic, The Blackstone Group, Kirkland & Ellis, U.S. Steel, Guggenheim Partners, Accenture, Aon Corporation, AQR Capital, Booz Allen Hamilton, e Melvin Capital. Seu logotipo usa a fonte de texto Goudy Oldstyle.
Lewis & Clark College
A Lewis & Clark College é uma faculdade particular em Portland, Oregon - EUA. A faculdade foi fundada 1867 com o nome de Albany Collegiate Institute, e foi transferida para Portland em 1938. Em 1942 wla adotou o novo nome fantasia Lewis & Clark College em homenagem à Expedição Lewis e Clark. O logotipo foi criado usando a fonte de texto Goudy OldStyle.
A Expedição Lewis e Clark nos Estados Unidos foi realizada em 1804 para cruzar a recém-adquirida porção ocidental do país após a compra da Louisiana. O Corpo de Descoberta era um seleto grupo de voluntários civis e do exército dos EUA e demorou 2 anos para retornar com sucesso, entregando importantes informações sobre as dimensões continentais dos EUA.
Emory
A Emory University tem sede em Atlanta, Geórgia, EUA. Ela foi fundada em 1836 com o nome fantasia Emory College pela Igreja Metodista Episcopal e nomeada em homenagem ao bispo metodista John Emory. A Emory University é a principal coordenadora do Centro Nacional de Treinamento e Educação sobre Ebola do Departamento de Saúde dos EUA, além de ser uma das quatro instituições envolvidas no Programa de Unidades de Pesquisa em Tuberculose nos EUA-NIAID. O desenho do logotipo da Emory foi criado usando a fonte de texto Goudy OldStyle.
Baylor
A Universidade Baylor (em inglês: Baylor University) é uma universidade privada batista localizada no estado do Texas, nos Estados Unidos da América e foi fundada em 1841. Seu logotipo usa a fonte Goudy Oldstyle.
Quer saber mais sobre fontes e tipos de texto?
Visite o artigo que apresenta a resenha e introdução do livro The Visual History of Type, por Paul McNeil
O livro analisado acima The Visual History of Type (escrito por Paul McNeil), foi publicado pela Editora Laurence King Publishing (sediada em Londres, capital do Reino Unido). Essa editora é famosa pelas publicações que abordam temas como design gráfico, tipologia e simbologia.
Em outro livro publicado pela mesma editora, o livro LOGOTYPE do autor Michael Evamy, exibide mais de 1.300 logotipos de empresas que não acompanham símbolo nenhum, dando total destaque para o tipo (fonte) do texto usado em sua identidade visual.
Só para citar alguns exemplos dos logotipos analisados no livro Logotype, temos o desenho do logotipo do Google, da Sony, Greenpeace, Samsung e Disney. É muito curioso analisarmos o quanto a identidade visual de uma empresa pode ser tão eficiente sem usar um símbolo adicional, e isso em pleno século 21. É sim possível despertar a atenção no tipo (fonte) de letra utilizado na construção da identidade visual de uma marca. No livro Logotype, chegaremos à conclusão que altos investimentos em propaganda e publicidade são capazes de criar significado valioso para os seus públicos-alvo, com ou sem a utilização de um símbolo.
Alguns trechos de capítulos do livro Logotype:
Logotipos sem símbolos e com todo o texto em minúsculo
Logotipos sem símbolos e com todo o texto em MAIÚSCULO (CAIXA ALTA)
Logotipos sem símbolos e com iniciais em Maiúsculo
Logotipos sem símbolos e com todo o texto serifado em MAIÚSCULO
Logotipos sem símbolos e com fonte serifada e iniciais em Maiúsculo