A fonte de texto Palatino foi nomeada em homenagem a um mestre da escrita e caligrafia italiana do século XVI, Giambattista Palatino, na de Leonardo da Vinci. É um tipo de letra baseado nas formas clássicas da Renascença italiana e é famosa por sua elegância. A fonte Palatino foi lançada pela Stempel para composição em máquinas Linotype em 1950. Seu design foi iniciado dois anos antes por Hermann Zapf, um calígrafo alemão que na época era diretor de arte da fundição.
A Palatino é uma das várias tipografias de Zapf inspiradas em inscrições monumentais esculpidas durante o Império Romano e em tipos humanistas do Renascimento italiano, como Jenson, cujas letras possuem a graça caligráfica daquelas escritas com uma caneta de pena larga. Mas onde os tipos renascentistas tendem a usar caracteres pequenos com uma altura-X baixa e ascenders e descenders proporcionadamente longos, a Palatino é uma forma muito maior, mais ampla, brilhante e aberta.
A genialidade e o charme da tipografia se devem à expertise de Zapf como calígrafo e a seu profundo entendimento das técnicas de design de tipos. Ele considerou cuidadosamente os processos de fabricação, os métodos de produção gráfica e os efeitos dos materiais ao desenvolver suas tipografias. A Palatino foi especificamente projetada com métodos de impressão offset e gravura em mente. Para compensar a mediocridade do papel disponível na Alemanha pós-guerra, Zapf deu aos caracteres espaços abertos e um peso de traço ligeiramente mais uniforme e mais pesado do que o normal para tipos romanos. Essas melhorias fizeram da Palatino uma escolha confiável para trabalhos editoriais em jornais e revistas.
Após seu lançamento em 1950, alguns designers criticaram a Palatino por sua forte personalidade, expressando a opinião de que, em comparação com tipos mais discretos, seus detalhes caligráficos a tornavam intrusiva em textos longos. No entanto, a Palatino rapidamente se tornou muito bem-sucedida em todo o mundo. Ela foi adaptada para virtualmente todas as tecnologias e continua sendo uma das tipografias com serifa mais utilizadas disponíveis hoje.
Fonte desse artigo:
Trecho do livro The Visual History of Type, escrito por Paul McNeil - Editora Laurence King Publishing - Londres - Reino Unido
Tradução do texto realizado pelo ChatGPT
Quer saber mais sobre fontes e tipos de texto?
Visite o artigo que apresenta a resenha e introdução do livro The Visual History of Type, por Paul McNeil
O livro analisado acima The Visual History of Type (escrito por Paul McNeil), foi publicado pela Editora Laurence King Publishing (sediada em Londres, capital do Reino Unido). Essa editora é famosa pelas publicações que abordam temas como design gráfico, tipologia e simbologia.
Em outro livro publicado pela mesma editora, o livro LOGOTYPE do autor Michael Evamy, exibide mais de 1.300 logotipos de empresas que não acompanham símbolo nenhum, dando total destaque para o tipo (fonte) do texto usado em sua identidade visual.
Só para citar alguns exemplos dos logotipos analisados no livro Logotype, temos o desenho do logotipo do Google, da Sony, Greenpeace, Samsung e Disney. É muito curioso analisarmos o quanto a identidade visual de uma empresa pode ser tão eficiente sem usar um símbolo adicional, e isso em pleno século 21. É sim possível despertar a atenção no tipo (fonte) de letra utilizado na construção da identidade visual de uma marca. No livro Logotype, chegaremos à conclusão que altos investimentos em propaganda e publicidade são capazes de criar significado valioso para os seus públicos-alvo, com ou sem a utilização de um símbolo.
Alguns trechos de capítulos do livro Logotype:
- Logotipos sem símbolos e com todo o texto em minúsculo
- Logotipos sem símbolos e com todo o texto em MAIÚSCULO (CAIXA ALTA)
- Logotipos sem símbolos e com iniciais em Maiúsculo
- Logotipos sem símbolos e com todo o texto serifado em MAIÚSCULO
- Logotipos sem símbolos e com fonte serifada e iniciais em Maiúsculo
Exemplos do uso da fonte Palatino:
A Universidade de St Andrews é uma universidade pública em St Andrews na Escócia. Ela é a terceira universidade mais antiga do mundo da língua inglesa. St Andrews foi fundada em 1413, quando o antipapa Bento XIII de Avignon emitiu uma bula papal para um pequeno grupo fundador de clérigos agostinianos. Junto com as universidades de Glasgow, Aberdeen e Edimburgo, St Andrews fez parte do Iluminismo Escocês durante o século XVIII. A identidade visual da Universidade de St Andrews utiliza a fonte de texto Palatino.
A marca de bebidas destiladas e rum RonRico foi fundada em Porto Rico, nos Estados Unidos. Acima voce visualiza um anúncio publicitário desse produto que utiliza a fonte de texto Palatino. Havia vários produtores de rum em Arecibo no início do século XX, e a maioria deles fundiu suas operações de destilaria em uma única entidade, a Puerto Rico Distilling Co., que foi formalmente incorporada em 2 de fevereiro de 1911. A nova empresa eventualmente se tornou o principal fornecedor de produto parcialmente refinado ou produto final para empresas de envelhecimento, mistura e engarrafamento de rum em Mayagüez e Bayamón.
Durante a Proibição do comércio e consumo de álcool nos Estados Unidos (que durou de 1920 a 1933), a empresa passou a produzir álcool desnaturado e outros produtos industriais. A produção de rum retornou em 1934, com a marca Ron Candado. Uma joint venture com a Florida Cane Products, Inc. gerou uma nova corporação, a Ronrico, em 1935, que teve sucesso considerável na venda de rum nos Estados Unidos.
Muitos rótulos (packaging) de vinhos utilizam a fonte de texto Palatino para transmitirem uma imagem de sofisticação e exclusividade.